5 chás para quem tem níveis elevados de açúcar no sangue
História de Adriana Douglas • 2 d •
Essas bebidas naturais podem ajudar no controle da glicemia, especialmente se estiverem associados a um estilo de vida saudável e equilibrado
A rotina corrida, o estresse constante, pouca atividade física e escolhas alimentares nem sempre saudáveis podem bagunçar o controle do açúcar no sangue sem dar muitos sinais. O problema é que esse desequilíbrio no organismo pode favorecer o surgimento de complicações a médio e longo prazo, como sensação de cansaço frequente, diabetes, doenças cardíacas, disfunções intestinais e muitas outras.
A boa notícia é que pequenas mudanças no dia a dia ajudam a evitar esse cenário e o chá pode ser um ótimo aliado da nossa saúde. Algumas infusões são conhecidas por colaborar com a regulação da glicose quando fazem parte de um estilo de vida mais saudável. Elas não substituem o acompanhamento médico, nem o tratamento indicado por profissionais de saúde, mas podem ser ótimos complementos de uma vida mais equilibrada.
A seguir, vamos ver quais são os melhores chás para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue diariamente:
Chás que ajudam a controlar a glicose no sangue
Chá verde
Muito popular, o chá verde costuma ser associado a vários benefícios para a saúde, inclusive ao controle do açúcar no sangue. Estudos indicam que ele pode contribuir para a redução da glicemia em jejum e melhorar a sensibilidade à insulina. Um dos motivos está na presença dos polifenóis, compostos naturais que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal. Um intestino em melhor funcionamento tende a responder melhor à insulina, favorecendo o controle da glicose ao longo do tempo.
Vídeo relacionado: 6 Alimentos Que Ajudam A Controlar A Glicose No Sangue (unbranded - Lifestyle (Brazilian Portuguese))
Chá preto
Apesar do sabor mais intenso, o chá preto vem da mesma planta do chá verde: a Camellia sinensis. Por isso, compartilha algumas vantagens importantes. Pesquisas apontam que o chá preto pode auxiliar o metabolismo da glicose e melhorar a ação da insulina no organismo. Seus compostos antioxidantes ajudam a desacelerar a digestão e a absorção dos açúcares dos alimentos, o que pode evitar picos glicêmicos. De quebra, ainda dá aquela animada no meio da tarde.
Chá de gengibre
Conhecido por aliviar enjoos e desconfortos digestivos, o chá de gengibre também pode colaborar com o equilíbrio do açúcar no sangue. Ele é rico em antioxidantes e compostos com ação anti-inflamatória, o que é algo importante, já que inflamações frequentes costumam andar junto com a glicemia elevada. Além disso, o gengibre pode ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, contribuir para o metabolismo da glicose e proteger as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.
Chá de canela
A canela vai muito além de dar sabor a doces e bebidas. Estudos sugerem que ela pode melhorar a função da insulina e manter níveis mais estáveis de açúcar no sangue. Naturalmente aromático e levemente adocicado, o chá de canela é uma boa opção para quem quer controlar a glicemia. Assim como o gengibre, a especiaria é rica em antioxidantes e pode ajudar a combater inflamações crônicas, que dificultam o controle glicêmico.
Chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
A cúrcuma é mais um alimento famoso por seus benefícios à saúde e o controle da glicose é um deles. O destaque fica por conta da curcumina, seu principal composto ativo, conhecido pela potente ação antioxidante e anti-inflamatória. Como inflamação e açúcar alto no sangue costumam estar ligados, o chá de cúrcuma pode ser um bom complemento para quem busca mais equilíbrio, além de também auxiliar no controle do peso.
Dicas importantes para aproveitar melhor os chás
É muito importante ter em mente que esses chás podem ajudar no controle da glicemia, mas não fazem milagres. Eles funcionam melhor quando fazem parte de uma rotina com alimentação equilibrada, atividade física e acompanhamento profissional. Além disso, aqui vão outros cuidados que você deve ter ao consumir essas bebidas para aproveitar seus benefícios ao máximo:
Evite adicionar açúcar ou adoçantes: prefira o sabor natural ou use especiarias para saborizá-los, como canela, gengibre ou baunilha.
Atenção à cafeína: chás como o verde e o preto contêm altas doses de cafeína e podem não ser adequados para todos.
Escolha chás de ervas com cuidado: nem todos são indicados para quem tem diabetes ou alterações glicêmicas, então, antes de consumir qualquer um, consulte um médico.
Veja mais:
Seu fígado e rins agradecerão! Especialistas recomendam 3 bebidas matinais para "desintoxicar" o organismo: saborosas, não amargas e refrescantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário