A segunda edição do Festival Literário da Pipa (Flipipa) mostrou que a literatura também é pop e meio de atração turística. Se no primeiro evento, os escritores mais badalados Lobão e Danusa Leão foram responsáveis por um enxame de curiosos que lotaram a tenda, uma das surpresas deste ano foi o grande público presente na palestra O Brasil que Existe em Nós, com o escritor moçambicano Mia Couto.
Se Mia mostrou que a literatura mais densa ainda exerce poder sem a precisão de polêmicas mercadológicas, o jornalista Laurentino Gomes - autor dos Best Sellers 1808 e 1822 - retrucou as críticas do acadêmico Raimundo Pereira Arrais de que as metáforas e anacronismos usados nos livros para contar a história de um Brasil desconhecido à grande massa são "perigosos" ou "equivocados".
"Uso da técnica jornalística para tornar palatável a leitura a todos. Não escrevo para acadêmicos. Por causa do purismo técnico acadêmico, a história do Brasil fica inacessível para muitos".
Seus livros mostram equívocos de uma história praticamente cristalizada no imaginário brasileiro. Qual a grande mentira da história do Brasil?
Agora você me pegou. São várias mentiras (pensa). Mas acho que em relação à independência há um pensamento de que foi pacífica, negociada. Mas muita gente morreu. E não foi no Rio de Janeiro ou São Paulo; foi no Nordeste, principalmente na Bahia, e por isso os fatos ficaram meio apagados. Esse Império que assumiu como se fosse um pai que a tudo acomodava, apaziguava, nada disso houve. A relação de dom Pedro com o pai, dom João VI foi muito conturbada. E essa idéia de um brasileiro condado, permanece. Houve muita divergência e confusão.
Quando o jornalismo fica mais próximo da história?
O tempo todo. Há a impressão de que são diferentes. O jornalismo testemunha e narra histórias todos os dias. Seja por causa de um acidente de trânsito, pela eleição da Dilma ou descrevendo a Flipipa. A diferença é que são informações mais fugazes, mais sujeitas ao erro. É da natureza daprofissão. São fatos muito imediatos. O historiador ganha no aspecto da dimensão de tempo e pesquisa.
O jornalismo está cada vez mais próximo desse formato de contação de história mais extenso, do jornalismo literário, pelo menos nos jornais impressos?
Acredito que o jornalismo esteja em mudança de formato. A linguagem está mudando; o jornalismo, não. Na 2ª Guerra havia um letreiro na Times Square que dizia suscintamente: "O Japão foi bombardeado pelos Estados Unidos". Não podia ser jornalismo de texto, ali. Agora, também lembramos de Truman Capote, Gay Talese. Hoje temos a Revista Piauí, ou mesmo na internet encontramos textos mais longos, mais densos. Por outro lado, temos a Veja Online com notícias mais rápidas... Então, acredito na mudança de formato e não de linguagem. Os jornais estão guardando as matérias mais trabalhadas para os cadernos de domingo. O jornalismo está sendo e precisa ser repensado.
Diario de Natal, Muito
domingo, 21 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
NOVATO DA AL VOTARAO EM BLOCO
Deputados eleitos pela primeira vez em 2010 se unem para influenciar na disputa pela presidência e garantir espaço na Mesa
Allan Darlyson / allandarlyson.rn@dabr.com.br
Os sete deputados eleitos para a Assembleia Legislativa (AL) pela primeira vez nas eleições de 2010 consolidaram de vez o "grupo dos novos", para reivindicar espaços na próxima mesa diretora da Casa. Fábio Dantas (PHS), Gustavo Fernandes (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Dibson Nasser (PSDB), George Soares (PR), Luiz Antônio Faria, o Tomba (PSB), e Agnelo Alves (PDT) anunciaram, ontem, que votarão na mesma chapa para a sucessão do deputado estadual Robinson Faria (PMN), atual presidente do legislativo estadual.
Formado por parlamentares de diversos partidos, "grupo dos novos" dá nova configuração à corrida pelo comando da AL Foto:Carlos Santos/DN/D.A Press
De acordo com Fábio Dantas, a decisão foi tomada depois de uma reunião ocorrida na última quinta-feira. Ele informou que o grupo ainda não decidiu quem vai apoiar na disputa pela presidência, mas reforçou que não haverá divisão do "grupo dos novos" na eleição do dia primeiro de fevereiro. Os deputados estaduais Antônio Jácome (PMN) e Ricardo Motta (PMN), candidatos declarados à sucessão de Robinson, já conversaram com alguns dos membros do grupo individualmente. No entanto, Dantas disse que as conversas agora começam do zero.
"Nosso bloco está formado e unido. Não teremos conversas individuais. Todas as nossas decisões serão tomadas em conjunto", enfatizou Fábio, que desconversou sobre possíveis nomes indicados pelo "grupo dos novos" para compor a mesa diretora na próxima legislatura. "Nós teremos outras reuniões para discutirmos melhorias para a Assembleia Legislativa. Relacionaremos nossas reivindicações e entregaremos aos candidatos. Por enquanto, ainda não conversamos sobre nomes ou cargos", completou. Formado por parlamentares de diversas correntes políticas, o "grupo dos novos" deu uma nova configuração à disputa pela presidência da Assembleia. Além de ganhar força própria, por se tornar a maior bancada da Casa, o bloco enfraquece os partidos aos quais os membros são filiados. A legenda que sofrerá maior perda será o PMDB. A sigla elegeu seis parlamentares. No entanto, dois deles - Hermano Morais e Gustavo Fernandes - fecharam com o grupo. Isso diminui o poder de barganha do partido na eleição para a mesa diretora.
Eleição
O nome mais cotado para assumir o comando da AL para o biênio 2011-2012 é o de Ricardo Motta. Apesar de não ter declarado apoio publicamente, Robinson Faria tem maior afinidade com Motta do que com os outros deputados do PMN. Correndo por fora, Jácome tenta conseguir maioria para pressionar Robinson pelo apoio do partido. Dos concorrentes, quem conseguir a adesão do "grupo dos novos" terá vantagem na disputa.
Diario de Natal
Allan Darlyson / allandarlyson.rn@dabr.com.br
Os sete deputados eleitos para a Assembleia Legislativa (AL) pela primeira vez nas eleições de 2010 consolidaram de vez o "grupo dos novos", para reivindicar espaços na próxima mesa diretora da Casa. Fábio Dantas (PHS), Gustavo Fernandes (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Dibson Nasser (PSDB), George Soares (PR), Luiz Antônio Faria, o Tomba (PSB), e Agnelo Alves (PDT) anunciaram, ontem, que votarão na mesma chapa para a sucessão do deputado estadual Robinson Faria (PMN), atual presidente do legislativo estadual.
Formado por parlamentares de diversos partidos, "grupo dos novos" dá nova configuração à corrida pelo comando da AL Foto:Carlos Santos/DN/D.A Press
De acordo com Fábio Dantas, a decisão foi tomada depois de uma reunião ocorrida na última quinta-feira. Ele informou que o grupo ainda não decidiu quem vai apoiar na disputa pela presidência, mas reforçou que não haverá divisão do "grupo dos novos" na eleição do dia primeiro de fevereiro. Os deputados estaduais Antônio Jácome (PMN) e Ricardo Motta (PMN), candidatos declarados à sucessão de Robinson, já conversaram com alguns dos membros do grupo individualmente. No entanto, Dantas disse que as conversas agora começam do zero.
"Nosso bloco está formado e unido. Não teremos conversas individuais. Todas as nossas decisões serão tomadas em conjunto", enfatizou Fábio, que desconversou sobre possíveis nomes indicados pelo "grupo dos novos" para compor a mesa diretora na próxima legislatura. "Nós teremos outras reuniões para discutirmos melhorias para a Assembleia Legislativa. Relacionaremos nossas reivindicações e entregaremos aos candidatos. Por enquanto, ainda não conversamos sobre nomes ou cargos", completou. Formado por parlamentares de diversas correntes políticas, o "grupo dos novos" deu uma nova configuração à disputa pela presidência da Assembleia. Além de ganhar força própria, por se tornar a maior bancada da Casa, o bloco enfraquece os partidos aos quais os membros são filiados. A legenda que sofrerá maior perda será o PMDB. A sigla elegeu seis parlamentares. No entanto, dois deles - Hermano Morais e Gustavo Fernandes - fecharam com o grupo. Isso diminui o poder de barganha do partido na eleição para a mesa diretora.
Eleição
O nome mais cotado para assumir o comando da AL para o biênio 2011-2012 é o de Ricardo Motta. Apesar de não ter declarado apoio publicamente, Robinson Faria tem maior afinidade com Motta do que com os outros deputados do PMN. Correndo por fora, Jácome tenta conseguir maioria para pressionar Robinson pelo apoio do partido. Dos concorrentes, quem conseguir a adesão do "grupo dos novos" terá vantagem na disputa.
Diario de Natal
OS HOLANDESES E OS TAPUYAS
(Por Evaneide Fidélis de Oliveira; Helder Alexandre Medeiros de Macedo; Márcia Batista de Araújo e Maria Helenice Dantas – Alunos do período 99.2)
Interessados em assegurar o seu controle sobre a Capitania do Rio Grande, os holandeses cedo firmaram alianças com os povos ditos Tapuias, com a "urgência de encontrar aliados, em número e força, para a manutenção do [ seu ] domínio" (PUNTONI, 1998, p. 38). Segundo CASCUDO, em 1631, dirigiu-se ao Conselho Político do Brasil Holandês o índio "Marcial ou Marciliano, fugitivo dos acampamentos portugueses, informando que seus companheiros [ os "reis" Janduí e Oquenaçu, Tapuias da Nação Tarairiú ] estavam desejosos de uma aliança com os invasores" (1984, p. 61).
Durante o período da Dominação Holandesa no Nordeste (1630-1654), a política da Companhia das Índias Ocidentais será a de relações amigáveis com os Tapuias, visando à sua participação no processo de colonização. O próprio Conde de Nassau "reconhecia a importância de manter tais aliados [ pois da ] amizade dos índios dependia em parte o sossego e a conservação da colônia do Brasil" (citado por PUNTONI, obra citada, p. 39). A aliança dos flamengos com os indígenas do interior da Capitania do Rio Grande foi relativamente pacífica, pois, ao contrário dos portugueses, os holandeses concederam aos Tapuias uma aparente liberdade e a não-escravização, além de manterem relações bastante íntimas.
A pedido do Conde Maurício de Nassau, o judeu alemão Jacob Rabbi foi ao interior da Capitania do Rio Grande e passou quatro anos junto aos Tapuias Janduís, chefiados pelo "rei" de mesmo nome. Além de servir de intérprete dos Janduís para os holandeses, sua permanência entre os índios fortificava os laços de aliança política. Jacob Rabbi assimilou e adotou muitos dos costumes dos indígenas e, através dessa sua adaptação, tornou-se um verdadeiro líder, fazendo com que os Tarairiús tornassem-se "uma espécie de matilha fiel, sempre pronta ao aceno do caçador para perseguir e despedaçar a caça levantada" (CASCUDO, 1992, p. 50).
Rabbi foi autor de uma crônica relatando a vida e os costumes dos Tapuias, a qual foi oferecida ao Conde Maurício de Nassau. Através dessa crônica muitos aspectos etnográficos dos Tapuias são hoje conhecidos, pois foi utilizada por outros autores holandeses, em seus relatos. Além de Rabbi, outro holandês viveu entre os súditos do "rei" Janduís. Trata-se de Roulox Baro, que visitou o chamado "País dos Tapuias" (PUNTONI, obra citada, p. 40), no final da primeira metade do século XVII. O relato essa viagem acha-se incluído no livro História das Últimas Lutas no Brasil entre Holandeses e Portugueses e Relação da Viagem ao País dos Tapuias (1647), de Pierre Moreau e Roulox Baro, respectivamente. Escreveram, ainda, sobre os Tapuias: Joannes de Laet, com a História ou Anais dos Feitos da Companhia Privilegiada das Índias Ocidentais, desde o seu começo até o fim do ano de 1636 (1647); George Marcgrave, com a História Natural do Brasil (1648); Guilherme Piso, com a História Natural e Médica da Índia Ocidental (1658); Joan Nieuhof, com Memorável Viagem Marítima e Terrestre ao Brasil (1682); Elias Herckman, com Descrição Geral da Capitania da Paraíba (1639) e Zacharias Wagner, com Zoobiblion.
Por meio desses relatos podemos ter uma idéia – embora, na visão dos europeus - do modo de vida, costumes e hábitos dos Tapuias que habitavam o Sertão do Rio Grande, informações essas que foram compiladas por Olavo de MEDEIROS FILHO (1984 e 1998) em duas obras sobre o passado potiguar, Índios do Açu e Seridó e Os Holandeses na Capitania do Rio Grande.
Favor citar da seguinte forma:
OLIVEIRA, E. F. de; MACEDO H. A. M. de; ARAÚJO, M. B. de e DANTAS, M. H. Os holandeses e os tapuias. História do RN n@ WEB [On-line]. Available from World Wide Web:
Referências Bibliográficas
CASCUDO, Luís da Câmara. História do Rio Grande do Norte. 2.ed. Rio de Janeiro: Achiamé. Natal: Fundação José Augusto, 1984 (Capítulo III: p. 57-91).
_________. Os Holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Mossoró: ESAM, 1992 (Coleção Mossoroense, Série C, v. 792).
FREIRE, Carlos Norberto (coord.). A História do Rio Grande do Norte. Natal: Tribuna do Norte, 1998 (Fascículo 3)
MARIZ, Marlene da Silva. O Rio Grande do Norte e o Descobrimento do Brasil. In:_____. CASTRO, Nei Leandro (coord.). Terra Potiguar: uma viagem pela beleza e pela cultura do Rio Grande do Norte. Barcelona: Bustamante Editores. Natal: COSERN/IBERDROLA/Secretaria Estadual de Turismo/Banco do Brasil/Universidade Potiguar, 1998. p. 40-65.
MATHIAS, Herculano Gomes (coord.). História do Brasil. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1997/1998 (Fascículo 7: A União Ibérica/As Invasões Holandesas).
MEDEIROS FILHO, Olavo de. Índios do Açu e Seridó. Brasília: Senado Federal Centro Gráfico, 1984.
_________________. Os Holandeses na Capitania do Rio Grande. Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 1998 (Col. Cultura, 6).
MEDEIROS, Tarcísio. Aspectos Geopolíticos e Antropológicos da História do Rio Grande do Norte. Natal: Imprensa Universitária, 1973.
PUNTONI, Pedro. O País dos Tapuias. In:_____. A Guerra dos Bárbaros – Povos Indígenas e a Colonização do Sertão Nordeste do Brasil (1650-1720). São Paulo: 1998. 254 p. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. p. 34-72.
RIBEIRO, Berta G. VELTHEN, Lucia H. von. Coleções Etnográficas: documentos materiais para a história indígena e a etnologia. In:_____. CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, 1998. p. 103-112.
SOUZA, Itamar de. O Domínio Holandês no RN. Diário do Rio Grande do Norte. Natal: Diário de Natal/Diário de Natal Educação/Projeto Ler, 01/jun1992 (Fascículo 2).
SUASSUNA, Luiz Eduardo B. MARIZ, Marlene da Silva. História do Rio Grande do Norte Colonial (1597/1822). Natal: Natal Editora, 1997.
TEENSMA, B. N. O Diário de Rodolfo Baro (1647) como Monumento aos Índios Tarairiú do Rio Grande do Norte. [ s. l. ]: ca.1998 (mimeo).
Postado por Fernando Caldas
Interessados em assegurar o seu controle sobre a Capitania do Rio Grande, os holandeses cedo firmaram alianças com os povos ditos Tapuias, com a "urgência de encontrar aliados, em número e força, para a manutenção do [ seu ] domínio" (PUNTONI, 1998, p. 38). Segundo CASCUDO, em 1631, dirigiu-se ao Conselho Político do Brasil Holandês o índio "Marcial ou Marciliano, fugitivo dos acampamentos portugueses, informando que seus companheiros [ os "reis" Janduí e Oquenaçu, Tapuias da Nação Tarairiú ] estavam desejosos de uma aliança com os invasores" (1984, p. 61).
Durante o período da Dominação Holandesa no Nordeste (1630-1654), a política da Companhia das Índias Ocidentais será a de relações amigáveis com os Tapuias, visando à sua participação no processo de colonização. O próprio Conde de Nassau "reconhecia a importância de manter tais aliados [ pois da ] amizade dos índios dependia em parte o sossego e a conservação da colônia do Brasil" (citado por PUNTONI, obra citada, p. 39). A aliança dos flamengos com os indígenas do interior da Capitania do Rio Grande foi relativamente pacífica, pois, ao contrário dos portugueses, os holandeses concederam aos Tapuias uma aparente liberdade e a não-escravização, além de manterem relações bastante íntimas.
A pedido do Conde Maurício de Nassau, o judeu alemão Jacob Rabbi foi ao interior da Capitania do Rio Grande e passou quatro anos junto aos Tapuias Janduís, chefiados pelo "rei" de mesmo nome. Além de servir de intérprete dos Janduís para os holandeses, sua permanência entre os índios fortificava os laços de aliança política. Jacob Rabbi assimilou e adotou muitos dos costumes dos indígenas e, através dessa sua adaptação, tornou-se um verdadeiro líder, fazendo com que os Tarairiús tornassem-se "uma espécie de matilha fiel, sempre pronta ao aceno do caçador para perseguir e despedaçar a caça levantada" (CASCUDO, 1992, p. 50).
Rabbi foi autor de uma crônica relatando a vida e os costumes dos Tapuias, a qual foi oferecida ao Conde Maurício de Nassau. Através dessa crônica muitos aspectos etnográficos dos Tapuias são hoje conhecidos, pois foi utilizada por outros autores holandeses, em seus relatos. Além de Rabbi, outro holandês viveu entre os súditos do "rei" Janduís. Trata-se de Roulox Baro, que visitou o chamado "País dos Tapuias" (PUNTONI, obra citada, p. 40), no final da primeira metade do século XVII. O relato essa viagem acha-se incluído no livro História das Últimas Lutas no Brasil entre Holandeses e Portugueses e Relação da Viagem ao País dos Tapuias (1647), de Pierre Moreau e Roulox Baro, respectivamente. Escreveram, ainda, sobre os Tapuias: Joannes de Laet, com a História ou Anais dos Feitos da Companhia Privilegiada das Índias Ocidentais, desde o seu começo até o fim do ano de 1636 (1647); George Marcgrave, com a História Natural do Brasil (1648); Guilherme Piso, com a História Natural e Médica da Índia Ocidental (1658); Joan Nieuhof, com Memorável Viagem Marítima e Terrestre ao Brasil (1682); Elias Herckman, com Descrição Geral da Capitania da Paraíba (1639) e Zacharias Wagner, com Zoobiblion.
Por meio desses relatos podemos ter uma idéia – embora, na visão dos europeus - do modo de vida, costumes e hábitos dos Tapuias que habitavam o Sertão do Rio Grande, informações essas que foram compiladas por Olavo de MEDEIROS FILHO (1984 e 1998) em duas obras sobre o passado potiguar, Índios do Açu e Seridó e Os Holandeses na Capitania do Rio Grande.
Favor citar da seguinte forma:
OLIVEIRA, E. F. de; MACEDO H. A. M. de; ARAÚJO, M. B. de e DANTAS, M. H. Os holandeses e os tapuias. História do RN n@ WEB [On-line]. Available from World Wide Web:
Referências Bibliográficas
CASCUDO, Luís da Câmara. História do Rio Grande do Norte. 2.ed. Rio de Janeiro: Achiamé. Natal: Fundação José Augusto, 1984 (Capítulo III: p. 57-91).
_________. Os Holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Mossoró: ESAM, 1992 (Coleção Mossoroense, Série C, v. 792).
FREIRE, Carlos Norberto (coord.). A História do Rio Grande do Norte. Natal: Tribuna do Norte, 1998 (Fascículo 3)
MARIZ, Marlene da Silva. O Rio Grande do Norte e o Descobrimento do Brasil. In:_____. CASTRO, Nei Leandro (coord.). Terra Potiguar: uma viagem pela beleza e pela cultura do Rio Grande do Norte. Barcelona: Bustamante Editores. Natal: COSERN/IBERDROLA/Secretaria Estadual de Turismo/Banco do Brasil/Universidade Potiguar, 1998. p. 40-65.
MATHIAS, Herculano Gomes (coord.). História do Brasil. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1997/1998 (Fascículo 7: A União Ibérica/As Invasões Holandesas).
MEDEIROS FILHO, Olavo de. Índios do Açu e Seridó. Brasília: Senado Federal Centro Gráfico, 1984.
_________________. Os Holandeses na Capitania do Rio Grande. Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 1998 (Col. Cultura, 6).
MEDEIROS, Tarcísio. Aspectos Geopolíticos e Antropológicos da História do Rio Grande do Norte. Natal: Imprensa Universitária, 1973.
PUNTONI, Pedro. O País dos Tapuias. In:_____. A Guerra dos Bárbaros – Povos Indígenas e a Colonização do Sertão Nordeste do Brasil (1650-1720). São Paulo: 1998. 254 p. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. p. 34-72.
RIBEIRO, Berta G. VELTHEN, Lucia H. von. Coleções Etnográficas: documentos materiais para a história indígena e a etnologia. In:_____. CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, 1998. p. 103-112.
SOUZA, Itamar de. O Domínio Holandês no RN. Diário do Rio Grande do Norte. Natal: Diário de Natal/Diário de Natal Educação/Projeto Ler, 01/jun1992 (Fascículo 2).
SUASSUNA, Luiz Eduardo B. MARIZ, Marlene da Silva. História do Rio Grande do Norte Colonial (1597/1822). Natal: Natal Editora, 1997.
TEENSMA, B. N. O Diário de Rodolfo Baro (1647) como Monumento aos Índios Tarairiú do Rio Grande do Norte. [ s. l. ]: ca.1998 (mimeo).
Postado por Fernando Caldas
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
ASSIM VEIO O HOMEM
O homem vem do macaco?
Que conversa sem graça!
Prefiro outra história
Onde existe quem faça.
O Deus que tudo cria
E nosso destino traça.
Entre Bíblia e Ciência
Tem pouca comparação.
Uma exige fé, a outra,
Pesquisa e convicção.
A primeira nunca erra,
A segunda é frustração.
Houve um dia neste mundo
Que o Criador pensou:
"Vou fazer o mais bonito,
O melhor que se criou".
Tomou barro, jogou água
E o homem modelou.
Depois do boneco pronto,
Ainda em suas mãos,
Deus disse: "-Melhor não há.
É minha inspiração".
Deu-lhe sopro nas narinas
E o nomeou Adão.
O bichim andava solto
Conhecendo seu Jardim.
Não tinha roupa o Homem
Nem porisso achou ruim.
Sua vida era eterna
Liberdade deu assim!
Entre rios e florestas
Adão viu tudo de bom.
No Éden a vida ia
Cada vez em melhor tom.
Até que notou a falta
Das curvas que emitem som.
O Soberano falou:
"-Não é bom o homem só.
Vou fazer-lhe uma mulher".
Adão dormiu que um Socó
Quando despertou notou:
"Falta osso.Dê-me um nó".
A mulher mudou foi tudo
Começou logo a mandar.
"-O Paraíso tá sujo.
Adão venha já limpar!"
Dizia a costela viva
E o homem foi trabalhar.
O Pior inda veria
Vocês podem acreditar,
Pois a cobra que falava
Com Eva propôs montar,
Um piquenique sem Deus
E a coisa vai descambar.
Eva era maluvida
Causou grande 'estrupiço',
Comeu o que não devia
Foi o maior reboliço.
A criação maculada
Pedia um 'sacrifiço'.
Perdemos o Paraíso
É um fato consumado.
A morte entrou no mundo
Ficamos todos tomados
Pela furia do demônio,
Anjo desvalorizado.
Foi assim que sucedeu!
Leia as notas do cordel
E verá que aconteceu
Algo de muito cruel.
Uma ação de despejo
Por não ter sido fiel.
(Enviamos folhetos para todo o Brasil. Preço R$ 2,00 (dois reais) já com a postagem) Pedidos pelo e-mail: maneberadeiro@hotmail.com)
Postado por Francisco Martins
LIVRO "AMIGOS DO TIROL" SERÁ LANÇADO NESTA QUINTA FEIRA
Após o sucesso do ‘Ensaio Geral’ realizado com a Banda Balaio de Gatos no último sábado, 13, a segunda parte das comemorações dos dez anos dos “Amigos do Tirol” será nesta quinta-feira, 18, na AABB, com o coquetel de lançamento do livro homônimo, às 18h, animado pelo Quarteto Banda dos Anos Sessenta.
Os autores da antologia, Fernando Mousinho, Petit das Virgens, Maurício Baito, Beto Rabello, José Guedes da Fonseca (Deca), Áureo Borges, Leonardo Sodré, Roberto Viana, José Ariston Neto, Jahyr Navarro, Raimundo Barata, Lenilson Carvalho, Franca Trigueiro, Leda Barbosa Gonçalves, Sérgio Freire, Evandro Freire, Dalton Melo de Andrade, Eduardo Alexandre Garcia (Dunga), Flávio Aguiar, Sérgio Dias, Roberto Monte, Fernando Nesi, Rilke Santos, Rita de Cássia Medeiros, Otávio Garcia, Augusto Leal, Amaro Jordão, Francisco Lira, Alderico Leandro, Isaías Costa, Sílvia Mota, Leonardo Cavalcanti (Naná), Edilberto Cavalcanti, Carlos Gurgel e Juarez Chagas, estarão presentes para os autógrafos.
A apresentação da obra foi escrita pelo jornalista e escritor Leonardo Sodré e a “orelha” pelo jornalista Petit das Virgens, que ressalta a franqueza da obra e o fato de ela ter sido escrita por muitas pessoas que não são do ramo, mas que tiveram a bondade de enriquecer o livro, que também é memorialista e conta um pouco da História do Tirol, com muitas fotos antigas.
A festa é no sábado
A movimentação dos “Amigos do Tirol” começa cedo no sábado, com uma missa de agradecimento e louvor na Igreja Santa Terezinha (matriz do bairro), às 08h, com a participação dos organizadores e participantes do evento.
Depois, às 12h, haverá o início da festa com a Banda dos Anos Sessenta, acrescida de um naipe de metais (trombone, sax tenor e trompete), que tocará até por volta das 16h30, quando então entra a orquestra de frevos Balaio de Gatos. Por volta das 20h a banda levará os foliões para o Restaurante Bela Napoli, onde tocará por mais sessenta minutos, encerrando a Decafesta “Amigos do Tirol” de 2010.
Serviço
Lançamento do livro Amigos do Tirol, quinta-feira, 18, às 18h, AABB
Missa de agradecimento e louvor, sábado, 20, às 08h, Igreja Santa Terezinha
Decafesta Amigos do Tirol, sábado, às 12h, AABB
Leonarso Sodré
Agência ECO de Notícias
.
Os autores da antologia, Fernando Mousinho, Petit das Virgens, Maurício Baito, Beto Rabello, José Guedes da Fonseca (Deca), Áureo Borges, Leonardo Sodré, Roberto Viana, José Ariston Neto, Jahyr Navarro, Raimundo Barata, Lenilson Carvalho, Franca Trigueiro, Leda Barbosa Gonçalves, Sérgio Freire, Evandro Freire, Dalton Melo de Andrade, Eduardo Alexandre Garcia (Dunga), Flávio Aguiar, Sérgio Dias, Roberto Monte, Fernando Nesi, Rilke Santos, Rita de Cássia Medeiros, Otávio Garcia, Augusto Leal, Amaro Jordão, Francisco Lira, Alderico Leandro, Isaías Costa, Sílvia Mota, Leonardo Cavalcanti (Naná), Edilberto Cavalcanti, Carlos Gurgel e Juarez Chagas, estarão presentes para os autógrafos.
A apresentação da obra foi escrita pelo jornalista e escritor Leonardo Sodré e a “orelha” pelo jornalista Petit das Virgens, que ressalta a franqueza da obra e o fato de ela ter sido escrita por muitas pessoas que não são do ramo, mas que tiveram a bondade de enriquecer o livro, que também é memorialista e conta um pouco da História do Tirol, com muitas fotos antigas.
A festa é no sábado
A movimentação dos “Amigos do Tirol” começa cedo no sábado, com uma missa de agradecimento e louvor na Igreja Santa Terezinha (matriz do bairro), às 08h, com a participação dos organizadores e participantes do evento.
Depois, às 12h, haverá o início da festa com a Banda dos Anos Sessenta, acrescida de um naipe de metais (trombone, sax tenor e trompete), que tocará até por volta das 16h30, quando então entra a orquestra de frevos Balaio de Gatos. Por volta das 20h a banda levará os foliões para o Restaurante Bela Napoli, onde tocará por mais sessenta minutos, encerrando a Decafesta “Amigos do Tirol” de 2010.
Serviço
Lançamento do livro Amigos do Tirol, quinta-feira, 18, às 18h, AABB
Missa de agradecimento e louvor, sábado, 20, às 08h, Igreja Santa Terezinha
Decafesta Amigos do Tirol, sábado, às 12h, AABB
Leonarso Sodré
Agência ECO de Notícias
.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
COMO ESTÁ O NOSSO VALE? PRODUZINDO PARA TODOS COMO SONHAVA DOM ELISEU? LAMENTAVELMENTE NÃO ESTÁ BEM!
Respondo de forma elementar um questionamento feito por Fernando Caldas ( Fanfa), após reproduzir em seu blog um artigo do saudoso mestre padre Zé Luiz, enfatizando com genialidade da visão cósmica que possuiu D. Elizeu Simões Mendes a respeito dos desafios pra desenvolver o Vale do Açu.
Parafraseando Cassimiro de Abreu, era menino,brincava na areia e aos meus 8 anos, comecei a ver o mundo com olhar critico, observando e comparando realidades, era pequeno, mas me lembro, das missões rurais chegando a porta da choupana do rústico varzeano, a comitiva formada por engenheiros agronômos, técnicos agricolas, assistentes sociais, religiosos, cooperativistas e alguns politicos inseridos nas reuniões comunitárias para receberem da equipe de D.Elizeu noções básicas de desenvolvimento, solidariedade e progresso.
Neste contexto o que mais se abordava era a eletrificação das propriedades para uma possivel produção irrigada.
Não demorou muito, o processo da mecanização foi chegando, tomou conta das fazendas, extendendo sua importância as áreas salineiras, substituindo a mão de obra operária por máquinas, tratores, enchedeiras e outros equipamentos geradores de produção.
O vale andou pra frente, aqui se instalaram os projetos fruticultores, lembro nos primeiros momentos da presença de Davi Americano, um dos grandes propulsores da produção em escala, ( manga, melão, tomate e até uvas) foram plantadas e colhidas em nosso fertilizante solo.
Mais adiante as multinacionais da banana invadiram o vale comprando suas melhores terras, episódio realizado logo após a inauguração da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, alguns venderam suas melhores glebas achando fazer bom negócio, outros tiveram suas terras desapropriadas por decretos governamentais a preço de bolo, a regra do desenvolvimento também induz prejuizos, muitos choram o abandono da terra, indo viver marginalizados com suas familias nas periferias dos centros urbanos.
Aqui se instalou a Frunorte comandada por Manoel Barreto, grande produção de melão e outros similares, emprego para os que possuiam qualificação técnica e para a grande massa de trabalhadores avulsos, a Directivos Agriicola, Delmont, fizeram o tripé da exportação fruticultora da região.
Assim ocorreu com a carcinicultura, a região Norte do vale do Assu, tornou-se um celeiro de camarão em cativeiro, empresas como a Maricultura Tropical, Camanor, Aquática e outros de menor porte formaram um auspicioso quadro de empregos, geração de renda e sobrevivencia dos seus agregados, nos municipios de Porto do Mangue e Pendências.
Repentinamente, as sucessivas enchentes regionais, o mercado internacional afetado pela variação cambial e as quedas do dólar americano, vieram com certeza afetar o parque de desenvolvimento instalado no vale do Açu.
David Americano tomou destino ignorado, não sabemos do seu roteiro, as empresas de fruticultura foram entrando em deficit, a Frunorte desativou sua produção, fechou pra balanço, dizem que abriu falência, as outras tem reduzido contigente, dispensado operários, diminuido produção.
Os carcinicultores em crise, a Maricultura deixou de produzir, acarretou desemprego, máquinas paradas, o setor de ração sem ter vendas e a região voltou ao crucial empobrecimento da sua origem.
O sonho de D. Elizeu foi o que chamamos de bom tempo por pouco tempo, é preciso mais uma vez se retomar a iniciativa, não sabemos pelas mãos de quem, D. Elizeu é apenas um mito desta belissima história.
Está ai meu caro Fanfa, uma pequena amostra do nosso subdesenvolvimento, voltamos a estaca zero, ainda mais com a crise do setor público, as prefeituras falidas, os prefeitos de pires na mão, implorando ao governo federal melhoria nas cotas do FPM, obrigados a fazerem o que não desejam: Corte de pessoal, contenção de despesas, atrasos de vencimentos e outras obrigações que o erário municipal não tem como resolver de imediato.
Escrito por aluiziolacerda às 10h45
FESTNATAL EXIBE OBRA DE FICÇÃO
Prossegue até dia 19 (sexta-feira), a mostra competitiva de ficção do 20º Festival de Cinema de Natal. Os filmes estão em cartaz no Moviecom 3, nas sessões de 14:20, 16:40, 19:00, 21:20. A sessão oficial, com presença dos jurados e convidados do Festival, ocorre às 19h. O preço é R$ 1 real. Hoje será exibido o filme “Salve Geral”, de Sérgio Rezende, com Andrea Beltrão; na quinta “Segurança Nacional”, e sexta-feria o filme “Como Esquecer”, com Ana Paula Arósio.
Fonte: Tribunado Norte
Fonte: Tribunado Norte
terça-feira, 16 de novembro de 2010
POETA MIGUEZIM GANHA PRÊMIO NACIONAL
O poema de cordel "Para gostar de ler", de Miguezim de Princesa, é um dos vencedores nacionais do Prêmio Mais Cultura de Literatura Popular, organizado em todo o Brasil pelo Ministério da Cultura em homenagem a Patativa do Assaré. Miguezim de Princesa, poeta popular que colabora neste site, onde dispõe de espaço próprio, é um dos mais lidos da internet e tem seus trabalhos estudados no Trinity College, dos Estados Unidos. Receberá como prêmio um cheque de R$ 7 mil e a edição de 5 mil exemplares do poema.
PARA GOSTAR DE LER
Miguezim de Princesa
I
Se o dinheiro está curto
Até pra comprar cueca
E nem de longe imagino
Visitar um sítio asteca,
Posso em sonhos viajar
Nos livros que encontrar
Dentro da biblioteca.
II
Pego um avião moderno
E saio rasgando o céu,
Entre cortinas de nuvens
Que mais se parecem um véu
Da noiva da esperança,
E vou me parar na França
Conhecendo a Torre Eiffel.
III
Num banquinho de madeira,
Sem tirar os pés da terra,
Nas letras do livro-sonho,
Que tanta grandeza encerra,
Com algumas páginas lidas
Vejo todas as batidas
Do Big Bang da Inglaterra.
IV
Num distante pé de serra
Alguém ouvirá meu grito
A saudar a Palestina,
Seus pastores com cabritos,
Em meio a tanta incerteza,
E mais à frente as belezas
Das pirâmides do Egito.
V
Viajo também nos braços
Do romanceiro de cá,
Das lendas e das estórias
Do povo do meu lugar,
Vou dormir com um poema
E me acordo com Iracema
De José de Alencar.
VI
Cante lá, que eu canto cá,
Dizia com firmeza e fé
O menestrel popular
Patativa do Assaré.
É estudado na França,
Seu livro é luta e esperança,
Mostra a vida como é.
VII
No Rio Grande do Norte,
Prosseguindo meu estudo,
Vou conhecendo a Iara
De belo corpo desnudo.
Pro sonho ficar mais quente,
Ela eu ganhei de presente
Do grande Câmara Cascudo.
VIII
Na vizinha Paraíba,
Vi João Grilo na subida;
Fui ao céu e ao inferno,
Que era um beco sem saída
Por Ariano criado
No enredo bem bolado
Auto da Compadecida.
IX
Nas páginas paraibanas,
Vi quanto Augusto sofreu
Ao escrever Versos Íntimos
No eterno Livro do EU;
Apurando o meu empenho,
De Zé Lins vi o Engenho
Cujo fogo já morreu.
X
Dancei frevo em Pernambuco
Em terreiro, praça e sala,
Maracatu, caboclinho,
Fiquei em ponto de bala,
Gilberto Freire, gentil,
Me apresentou o Brasil
Em Casa Grande e Senzala.
XI
Pelo século 19
Me enfurnei no sertão:
Conheci Maria Moura,
A valentia e a paixão
Que dobravam coronel.
Quem me contou foi Rachel
Na porteira do mourão.
XII
Com Aluizio Azevedo,
Numa Casa de Pensão,
Vi mulato de Cortiço
(Nossa miscigenação),
Andei com Gonçalves Dias,
Indianista da poesia,
Nas terras do Maranhão.
XIII
Fui parar nas Alagoas,
Terra de Graciliano,
Onde a cachorra Baleia
Foi atrás de Fabiano,
Vidas Secas de lamentos,
Batalhas e sofrimentos,
Sem rumo, esperança e plano.
XIV
Vi o Sargento Getúlio
Tomado de valentia,
De posse de uma lazarina,
Caminhar de noite e dia,
Conduzindo sem clemência
Um preso na diligência
Entre Sergipe e Bahia.
XV
Quem contou foi João Ubaldo,
E o fez com maestria,
Bem depois de Jorge Amado,
Escritor-mor da Bahia,
Que soube falar de amores,
Crenças, culturas e dores
Com cheiros de maresia.
XVI
Vejo a Tenda dos Milagres,
Em noite de lua cheia;
Gabriela cheira a cravo
No fogo que incendeia;
Na Cidade Baixa a farra,
Molecagem e algazarra
Dos Capitães da Areia.
XVII
O Nordeste é muito rico
Em termos de criação:
Aqui servimos banquete
De puríssima inspiração.
Só porque nunca fui jeca,
Estou numa biblioteca
Com o mundo em minhas mãos.
Fonte: claudiohumberto
Escrito por aluiziolacerda às 15h56
PARA GOSTAR DE LER
Miguezim de Princesa
I
Se o dinheiro está curto
Até pra comprar cueca
E nem de longe imagino
Visitar um sítio asteca,
Posso em sonhos viajar
Nos livros que encontrar
Dentro da biblioteca.
II
Pego um avião moderno
E saio rasgando o céu,
Entre cortinas de nuvens
Que mais se parecem um véu
Da noiva da esperança,
E vou me parar na França
Conhecendo a Torre Eiffel.
III
Num banquinho de madeira,
Sem tirar os pés da terra,
Nas letras do livro-sonho,
Que tanta grandeza encerra,
Com algumas páginas lidas
Vejo todas as batidas
Do Big Bang da Inglaterra.
IV
Num distante pé de serra
Alguém ouvirá meu grito
A saudar a Palestina,
Seus pastores com cabritos,
Em meio a tanta incerteza,
E mais à frente as belezas
Das pirâmides do Egito.
V
Viajo também nos braços
Do romanceiro de cá,
Das lendas e das estórias
Do povo do meu lugar,
Vou dormir com um poema
E me acordo com Iracema
De José de Alencar.
VI
Cante lá, que eu canto cá,
Dizia com firmeza e fé
O menestrel popular
Patativa do Assaré.
É estudado na França,
Seu livro é luta e esperança,
Mostra a vida como é.
VII
No Rio Grande do Norte,
Prosseguindo meu estudo,
Vou conhecendo a Iara
De belo corpo desnudo.
Pro sonho ficar mais quente,
Ela eu ganhei de presente
Do grande Câmara Cascudo.
VIII
Na vizinha Paraíba,
Vi João Grilo na subida;
Fui ao céu e ao inferno,
Que era um beco sem saída
Por Ariano criado
No enredo bem bolado
Auto da Compadecida.
IX
Nas páginas paraibanas,
Vi quanto Augusto sofreu
Ao escrever Versos Íntimos
No eterno Livro do EU;
Apurando o meu empenho,
De Zé Lins vi o Engenho
Cujo fogo já morreu.
X
Dancei frevo em Pernambuco
Em terreiro, praça e sala,
Maracatu, caboclinho,
Fiquei em ponto de bala,
Gilberto Freire, gentil,
Me apresentou o Brasil
Em Casa Grande e Senzala.
XI
Pelo século 19
Me enfurnei no sertão:
Conheci Maria Moura,
A valentia e a paixão
Que dobravam coronel.
Quem me contou foi Rachel
Na porteira do mourão.
XII
Com Aluizio Azevedo,
Numa Casa de Pensão,
Vi mulato de Cortiço
(Nossa miscigenação),
Andei com Gonçalves Dias,
Indianista da poesia,
Nas terras do Maranhão.
XIII
Fui parar nas Alagoas,
Terra de Graciliano,
Onde a cachorra Baleia
Foi atrás de Fabiano,
Vidas Secas de lamentos,
Batalhas e sofrimentos,
Sem rumo, esperança e plano.
XIV
Vi o Sargento Getúlio
Tomado de valentia,
De posse de uma lazarina,
Caminhar de noite e dia,
Conduzindo sem clemência
Um preso na diligência
Entre Sergipe e Bahia.
XV
Quem contou foi João Ubaldo,
E o fez com maestria,
Bem depois de Jorge Amado,
Escritor-mor da Bahia,
Que soube falar de amores,
Crenças, culturas e dores
Com cheiros de maresia.
XVI
Vejo a Tenda dos Milagres,
Em noite de lua cheia;
Gabriela cheira a cravo
No fogo que incendeia;
Na Cidade Baixa a farra,
Molecagem e algazarra
Dos Capitães da Areia.
XVII
O Nordeste é muito rico
Em termos de criação:
Aqui servimos banquete
De puríssima inspiração.
Só porque nunca fui jeca,
Estou numa biblioteca
Com o mundo em minhas mãos.
Fonte: claudiohumberto
Escrito por aluiziolacerda às 15h56
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
DOM ELISEU
Esquerda para direita: (?), Osvaldo Amorim, Dom Eliseu, Francisco Amorim. A fotografia é do início da década de sessenta.
"Antes da Hidroservice Engenharia chegar, e da Construtora Andrade Gutierrez acionar suas máquinas; antes dos bispos fazerem manifestos e o Vale do Açu ter se sentindo judiado por não conhecer seu destino, houve um homem que acreditou nele e a ele se dedicou inteiramente.
Tive a ventura de experimentar de sua convivência; senti-lo impaciente e ardoroso, exultante e decidido, indicando a todos nós um caminho, que hoje ou amanhã teria que ser retomado.
Porque ele não foi escutado inteiramente, muita gente foi pegada de surpresa porque não continuaram regando a árvore que se plantou, o Vale do Açu ficou sem frutos e sem sombra.
E na hora da presumível colheita, o que aconteceu? Uma legião interminável de mãos vazias, debruçada na passarela das desesperanças.
Que seu trabalho ficaram apenas cicatrizes do seu rosto cansado, quase desiludido, e a doce lembrança de um homem forte, tão forte que se submeteu a longas caminhadas, quando queria somente permanecer aqui. E porque não ficou, o Vale ansioso para abraçar o futuro, que ele nos deixou como herança, foi definhando, definhando, até que de repente, sem aquela euforia dos tempos de J.K.; quando ele (Dom Eliseu) inaugurava fartura e dividia esperanças, o Vale do Açu se retomou e marcou um encontro com o seu amanhã.
Até ele chegar, o Vale estava adormecido. Dele cuidavam apenas os poetas.
Quando ele chegou, vieram missões, semanas rurais, convênios, cursos, treinamentos.
por causa dele, o Vale se encheu de Postos de Saúde, de Maternidades, de Cooperativas, de Motores Bombas, de Escolas.
Graças a ele, se organizaram grupos de trabalhos e o universo vocabular do varzeano, havia construção de embacies, canais de alvenaria, mecanização do solo, adubação, defesa anual, reflorestamento, sementes e mudas, centros educacionais, equipamentos, manutenção, colonização, armazenagem, comercialização, eletrificação rural, irrigação, melhoria qualitativas dos rebanhos, bibliotecas, assistência veterinária, mecanização da lavoura, máquinas forrozeiras, áreas cultivadas, produção, cooperativas.
E tudo era feito com ele presente. Aí está a grande diferença: Dom Eliseu ficou dentro do Vale. Não houve estrada que não houvesse conhecido seus passos. Nenhum caminho desconheceu sua presença.
Faz 21 anos que ele cercou de técnicos e começou no Vale um programa de irrigação, utilizando energia diesel com o aproveitamento das reservas d'água do subsolo, contando com o adicional do rio Açu.
A gente viajava de Açu a Pendências e via motores bombas pela várzea afora. Era um festival de pré-abundância. A Escola de Tratorista de Ipanguaçu cheia de rapazes, a fazenda do Governo cheia de frutas e um agrônomo ensinando a produzir.
Em Natal, Dom Eugênio criava a SAR, depois transformado num movimento que ele denominava Movimento de Natal. Havia uma emissora, alguns cursos em Ponta Negra, início de sindicalização rural, sob a orientação de Julieta Calazans. Mas o grande trabalho, o movimento com cheiro de terra e suor, convocando Agrônomos e Assistentes Sociais, pertencia a Dom Eliseu.
Talvez (quem sabe) soprado pela força literária de Mossoró, pela concorrência nobre, pelo desafio da terra, pela força de quem troxe como lema do seu episcopado, os novos caminhos do seu povo: SALUS GREGIS, que quer dizer - "Salvação do Rebanho".
Quando Dom Eliseu estava no Vale do Açu, criou-se um novo condicionamento na alma do seu povo. dele é que partiram as primeiras tentativas de mobilização do Vale como um todo.
Eu me lembro que conversando com ele sobre a situação de Pendências que pertencia a Arquidiocese de Natal, fora portanto de sua jurisdição, ele me respondeu: "Meu filho, quem está em questão é o Vale". E na semana seguinte, um Posto de Puericultura era iniciado em Pendências.
Quando ele foi embora, ou melhor, quando o mandaram para o Paraná. Começou a retratação gradativa do Vale do Açu. Com o novo regime, a Escola de Tratorista foi fechada, a Fazenda do Governo abandonada, os bancos se retraíram, as lideranças políticas se amofinaram, as Assistentes sociais foram embora, os agrônomos desapareceram, os motores bombas sumiram, as cooperativas emagreceram e os debates e cursos se escassearam. Mas, o futuro do Vale seria inevitável. A sua vocação intrínseca era produzir. Hoje ou amanhã, ele teria que ser lembrado, estudado, pesquisado,planejado, executado.
E aí está novamente O VALE DO AÇU retomado pelo Governo, desta vez sem as movimentações anteriores, sem a liderança de um Dom Eliseu. Desta vez o Vale valeu por sua própria natureza. Independentemente de apelos ou apoio, de gritos ou recompensas. Novamente o Vale valeu. desta vez, vieram máquinas, técnicos, dinheiro. CERTO? ERRADO?
Nesta altura do campeonato, o importante é mais uma vez ficar do lado do Vale. E ficar do seu lado, é querê-lo produzindo.Para todos e não apenas para alguns.
Não era assim que sonhava Dom Eliseu?"
Postado por Fernando Caldas
"Antes da Hidroservice Engenharia chegar, e da Construtora Andrade Gutierrez acionar suas máquinas; antes dos bispos fazerem manifestos e o Vale do Açu ter se sentindo judiado por não conhecer seu destino, houve um homem que acreditou nele e a ele se dedicou inteiramente.
Tive a ventura de experimentar de sua convivência; senti-lo impaciente e ardoroso, exultante e decidido, indicando a todos nós um caminho, que hoje ou amanhã teria que ser retomado.
Porque ele não foi escutado inteiramente, muita gente foi pegada de surpresa porque não continuaram regando a árvore que se plantou, o Vale do Açu ficou sem frutos e sem sombra.
E na hora da presumível colheita, o que aconteceu? Uma legião interminável de mãos vazias, debruçada na passarela das desesperanças.
Que seu trabalho ficaram apenas cicatrizes do seu rosto cansado, quase desiludido, e a doce lembrança de um homem forte, tão forte que se submeteu a longas caminhadas, quando queria somente permanecer aqui. E porque não ficou, o Vale ansioso para abraçar o futuro, que ele nos deixou como herança, foi definhando, definhando, até que de repente, sem aquela euforia dos tempos de J.K.; quando ele (Dom Eliseu) inaugurava fartura e dividia esperanças, o Vale do Açu se retomou e marcou um encontro com o seu amanhã.
Até ele chegar, o Vale estava adormecido. Dele cuidavam apenas os poetas.
Quando ele chegou, vieram missões, semanas rurais, convênios, cursos, treinamentos.
por causa dele, o Vale se encheu de Postos de Saúde, de Maternidades, de Cooperativas, de Motores Bombas, de Escolas.
Graças a ele, se organizaram grupos de trabalhos e o universo vocabular do varzeano, havia construção de embacies, canais de alvenaria, mecanização do solo, adubação, defesa anual, reflorestamento, sementes e mudas, centros educacionais, equipamentos, manutenção, colonização, armazenagem, comercialização, eletrificação rural, irrigação, melhoria qualitativas dos rebanhos, bibliotecas, assistência veterinária, mecanização da lavoura, máquinas forrozeiras, áreas cultivadas, produção, cooperativas.
E tudo era feito com ele presente. Aí está a grande diferença: Dom Eliseu ficou dentro do Vale. Não houve estrada que não houvesse conhecido seus passos. Nenhum caminho desconheceu sua presença.
Faz 21 anos que ele cercou de técnicos e começou no Vale um programa de irrigação, utilizando energia diesel com o aproveitamento das reservas d'água do subsolo, contando com o adicional do rio Açu.
A gente viajava de Açu a Pendências e via motores bombas pela várzea afora. Era um festival de pré-abundância. A Escola de Tratorista de Ipanguaçu cheia de rapazes, a fazenda do Governo cheia de frutas e um agrônomo ensinando a produzir.
Em Natal, Dom Eugênio criava a SAR, depois transformado num movimento que ele denominava Movimento de Natal. Havia uma emissora, alguns cursos em Ponta Negra, início de sindicalização rural, sob a orientação de Julieta Calazans. Mas o grande trabalho, o movimento com cheiro de terra e suor, convocando Agrônomos e Assistentes Sociais, pertencia a Dom Eliseu.
Talvez (quem sabe) soprado pela força literária de Mossoró, pela concorrência nobre, pelo desafio da terra, pela força de quem troxe como lema do seu episcopado, os novos caminhos do seu povo: SALUS GREGIS, que quer dizer - "Salvação do Rebanho".
Quando Dom Eliseu estava no Vale do Açu, criou-se um novo condicionamento na alma do seu povo. dele é que partiram as primeiras tentativas de mobilização do Vale como um todo.
Eu me lembro que conversando com ele sobre a situação de Pendências que pertencia a Arquidiocese de Natal, fora portanto de sua jurisdição, ele me respondeu: "Meu filho, quem está em questão é o Vale". E na semana seguinte, um Posto de Puericultura era iniciado em Pendências.
Quando ele foi embora, ou melhor, quando o mandaram para o Paraná. Começou a retratação gradativa do Vale do Açu. Com o novo regime, a Escola de Tratorista foi fechada, a Fazenda do Governo abandonada, os bancos se retraíram, as lideranças políticas se amofinaram, as Assistentes sociais foram embora, os agrônomos desapareceram, os motores bombas sumiram, as cooperativas emagreceram e os debates e cursos se escassearam. Mas, o futuro do Vale seria inevitável. A sua vocação intrínseca era produzir. Hoje ou amanhã, ele teria que ser lembrado, estudado, pesquisado,planejado, executado.
E aí está novamente O VALE DO AÇU retomado pelo Governo, desta vez sem as movimentações anteriores, sem a liderança de um Dom Eliseu. Desta vez o Vale valeu por sua própria natureza. Independentemente de apelos ou apoio, de gritos ou recompensas. Novamente o Vale valeu. desta vez, vieram máquinas, técnicos, dinheiro. CERTO? ERRADO?
Nesta altura do campeonato, o importante é mais uma vez ficar do lado do Vale. E ficar do seu lado, é querê-lo produzindo.Para todos e não apenas para alguns.
Não era assim que sonhava Dom Eliseu?"
Postado por Fernando Caldas
POEIRA DO CÉU
Poeira do Céu (antologia) de autoria do grande poeta considerado um dos maiores da língua portuguesa, açuense de Goianinha (RN) tem organização da professora Cássia de Fátima Matos, EDFURN, 2009. Aquela professora irá concluir a tese sobre o poeta João Lins Caldas e a defesa será dia 22 próximo, ás 14:)) hora no auditório C, do Centro de Ciências Humanas, letras e artes, daquela universidade.
Postado por Fernando Caldas
Postado por Fernando Caldas
domingo, 14 de novembro de 2010
POSSE DOS NOVOS VEREADORES DO AÇU, 1983
Fotografia do ato de posse dos novos vereadores do Açu (RN), mandato de 1983 a 1988. Na foto podemos ver, esquerda para direita o velho político Major Manoel de Melo Montenegro, Sebastião Alves, vereador recém eleito Fernando Antonio Caldas (que naquela ocasião serviu de secretário da mesa), José Maria Medeiros, vereador Antônio Garcia de Medeiros (presidente da Câmara), que deu posse aos novos vereadores eleitos nas eleições de 1982, Edmilson da\Silva, dentre outros. Como não poderia ser diferente para uma cidade de tantas figuras, podemos ver\ também a politiqueira que fazia parte do folclore de Açu, muito conhecida na cidade (não sei se ainda vive) chamada "Chica Sem Calça", sem querer redicularizar a sua pessoa.
Postado por Fernando Caldas
Postado por Fernando Caldas
ANTIGO MERCADO PÚBLICO DO AÇU
O Mercado visto da prça Pedro velho, onde se pode ver o Sobarado da Barones (em segundo plano) atual Casa de Cultura. O sobrado a esquerda com três janelas funcionou o Hotel Pátria.
O Mercado já quando existia apraça Pedro Velho, onde hoje está assentado o Banco do Nordeste,onde funcionou o Parque Infantil Palmério Filho.
Postado por Fernando Caldas
O Mercado já quando existia apraça Pedro Velho, onde hoje está assentado o Banco do Nordeste,onde funcionou o Parque Infantil Palmério Filho.
Postado por Fernando Caldas
AÇUENSES NA POLÍTICA POTIGUAR, 1916
Neste importante documento (imagem abaixo), podemos conferir alguns açuenses que fizeram parte da disputa (eleição) ao Congresso Legislativo do Estado e Intendentes Municipías, em 916 como, por exemplo, João Lins Caldas, dr, Ernesto da Fonseca, Minervino Wanderley, Justiniano Lins Caldas Filho, Moisés Soases, dentre outos.
MEMÓRIA VIVA DE UM RONDONISTA
Foto/arquivo/divulgação
Fiz o projeto Rondon em 1979 em Belém do Pará. Oriundo da zona rural de Santana do Matos tive a oportunidade de avaliar, comparar e dissertar uma das mais importantes experiências que tive na minha formação cultural. Realidade contextualizada por milhares de mãos de universitários em todo o país. Na época o Projeto proporcionava aos voluntários universitários o choque direto entre teoria e prática, anseios e dificuldades a serem enfrentadas por futuros profissionais.
Criado em julho de 1967, durante o governo militar, o Projeto tinha como objetivo promover o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do país, através da realização de atividades assistenciais em comunidades carentes e isoladas. Entre 1967 e 1989, quando foi extinto, o projeto motivou mais de 350 mil estudantes de todas as regiões do País.
Foram valiosas experiências vivenciadas por nós, os estudantes da época. Naquele momento, foram depositados e creditados àquela geração, conceitos de nacionalidade e responsabilidade, oportunizando a expressão e análise de cada um, pelo próprio punho, sem indicações, direção ou influências sobre os potenciais do país, quase pronto para decolar. Certamente essa liberdade de pensamento aflorou aspirações políticas, o que canalizou posicionamentos e a formação de novas gerações, determinadas e conscientes das mudanças alcançadas.
Dutra Assunção/ redator-chefe do Jornal Cajarana
Escrito por aluiziolacerda às 06h24
Fiz o projeto Rondon em 1979 em Belém do Pará. Oriundo da zona rural de Santana do Matos tive a oportunidade de avaliar, comparar e dissertar uma das mais importantes experiências que tive na minha formação cultural. Realidade contextualizada por milhares de mãos de universitários em todo o país. Na época o Projeto proporcionava aos voluntários universitários o choque direto entre teoria e prática, anseios e dificuldades a serem enfrentadas por futuros profissionais.
Criado em julho de 1967, durante o governo militar, o Projeto tinha como objetivo promover o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do país, através da realização de atividades assistenciais em comunidades carentes e isoladas. Entre 1967 e 1989, quando foi extinto, o projeto motivou mais de 350 mil estudantes de todas as regiões do País.
Foram valiosas experiências vivenciadas por nós, os estudantes da época. Naquele momento, foram depositados e creditados àquela geração, conceitos de nacionalidade e responsabilidade, oportunizando a expressão e análise de cada um, pelo próprio punho, sem indicações, direção ou influências sobre os potenciais do país, quase pronto para decolar. Certamente essa liberdade de pensamento aflorou aspirações políticas, o que canalizou posicionamentos e a formação de novas gerações, determinadas e conscientes das mudanças alcançadas.
Por pressão da União Nacional dos Estudantes (UNE), o projeto Rondon foi reativado pelo governo federal em 2005 com uma nova roupagem, reformulado como um programa de governo. Agora os estudantes são quase programados, motivados a pesquisar assuntos predefinidos. Evidentemente o programa alcança objetivos importantes, localizados, não isentando a observação e opiniões pessoais dos jovens universitários quanto aos outros segmentos carentes e preteridos pelo atual sistema, como também conceitos pessoais de política são enrequecidos com concepções atuais politizadas.
Naquela década, precisamente quando fiz o projeto, ferviam e afloravam aspirações políticas, girando em ciclo por necessárias mudanças, e nesses momentos, sempre chegam as respostas do sistema. A democracia retomada, hoje padece pela mancha permanente da corrupção oficializada. Mesmo assim, a nação está esperançosa de novos pensamentos sintetizados pelas análises dos conceitos universitários e de todo o povo rondonista. Outras respostas virão com o tempo, e assim, permanecem as opções mutáveis e definidas por todos os cidadãos brasileiros.
Santana do Matos, orgulhosa da divulgação e projeção que tomou nos seus últimos três anos, recebe com carinho os professores e universitários rondonistas. Que sintam eles a desigualdade, as dificuldades e diferenças de um país continental, que marquem em suas vidas como futuros profissionais, as histórias, conhecimentos adquiridos e façam citações como analogias para futuros ensinamentos. Lembrança viva e permanente, assim como fiz no conteúdo redigido na área social sobre a população carente de Belém do Pará em 1979, assim como lembram muitos brasileiros, as histórias, as experiências vividas como rondonistas. Rondonistas, esses agora multiplicados geometricamente por cada cidadão, pelas facilidades, pela modernização e oportunidade de alcance dos métodos e de novos processos de Ensino X Aprndizagem.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
FANFA SEMPRE FANFA
Por Aluizio Lacerda, BlogdeAluízioLacerda
Não poderia ser diferente ter no sangue tão profunda vertente, sua genealogia transcende vultos memoráveis da mais pura linhagem do saber, cultura poética das mais aguçadas da ribeirnha fertilizadora do ubérrimo vale do Açu, tradições que se evidenciam no presente, através do belissimo trabalho, feito abnegadamente por Fernando Caldas (Fanfa), cotidianamente um apaixonado dos causos e causas dos costumes regionalistas.
Fanfa tem sido um perfeito tradutor das grandes sabedorias que a eternidade consumiu com o passar do tempo, mas todos continuam revigorados no presente, graças ao timoneiro contemporâneo, usando o máximo da sua inteligência para fazer fluir as memórias das gerações passadas, no universo intelectual das gerações do presente.
Fanfa é na verdade um canal aberto, uma via direta para os caminhos do futuro dos que desejam cultuar momentos de prazeirosas leitura, amantes da arte e seguidores dos talentosos vates antepassados.
Faço uma santa devoção, diuturnamente dou uma acessada no blog do companheiro Fanfa, cada dia, cada noite, sinto o feliz prazer de rever fatos e fotos, informações e relatos de um tempo que se foi, que se não tiver outros Fanfas, preocupados com a sua propagação, certamente deixarão de aparecer, nunca de existir.
Parabéns, amigo Fanfa, continue sua prodigiosa labuta, resgate historicamente o legado deixado pelos grandes menestréis do nosso amado rincão.
"Fanfa sempre Fanfa" esse é o Fernando Caldas que bem conheço, guardião das estrofes bem produzidas, sempre alerta as rimas, repentes, toadas ou loas da exuberante poesia, cantada em vento e prosa nas alpendradas rústicas, choupana do pobre ou sobrado do rico, ilustradas pelo farfalhar das abundantes carnaubeiras do nosso torrão.
Escrito por aluiziolacerda às 17h03
PATAXÓ: UM LUGAR TRANQUILO E CHEIO DE RARA BELEZA
Com acesso pavimentado desde 2004, a comunidade de Pataxó, na zona rural de Ipanguaçu, tornou um lugar mais atrativo. O povoado que fica a 2,6 km da BR 304, conta com um belo açude que enche o lugar de beleza. E mais do que isso, gera reflexo na vida social da comunidade e também possibilidade econômica através da pesca, principal atividade da população e do turismo, que por enquanto ainda é tímido.
Faz parte dos planos do prefeito Leonardo Oliveira (PT), construir um balneário para servir de atração turística no povoado. No momento, o gestor busca conseguir recursos para concretizar tão importante obra. Pataxó tem aproximadamente 500 famílias residentes e conserva até hoje sua identidade cultural.
Escrito por Toni Martins
Nota do blog: Depõe Padre Zé Luiz que na igreja de Pataxó está assentado a pia batismal mais bela e original do estado. Foi por lá também que começou as primeiras discursões sobre o desenvolvimento do Vale do Açu.
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Postado por fernando Caldas
Faz parte dos planos do prefeito Leonardo Oliveira (PT), construir um balneário para servir de atração turística no povoado. No momento, o gestor busca conseguir recursos para concretizar tão importante obra. Pataxó tem aproximadamente 500 famílias residentes e conserva até hoje sua identidade cultural.
Escrito por Toni Martins
Nota do blog: Depõe Padre Zé Luiz que na igreja de Pataxó está assentado a pia batismal mais bela e original do estado. Foi por lá também que começou as primeiras discursões sobre o desenvolvimento do Vale do Açu.
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Postado por fernando Caldas
POETAS E BOÊMIOS DO AÇU
Com este livro antológico, publicado em 1984, Ezequiel Fonseca Filho - doutor Ezequiel (que foi prefeito do Açu na década de trinta, deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte nos anos cinquenta),aos 88 anos de idade, estreou nas letras potiguares. Tem prefácio do escritor da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras Manuel Rodrigues de Melo, que transcrevo adiante:
Ezequiel Fonseca Filho é o Historiador da Inteligência do Açu. Natural da "Terra dos Verdes Carnaubais", o autor por exceção não é poeta. As suas preferências intelectuais se fixam mais no rumo da história, da biografia, da pesquisa histórica, sem falar na tendência natural e incoercível que o transformou em médico da sua cidade e da sua gente ao longo de toda a sua vida. Querem uma prova do que afirmo? Aqui está o livro - Poetas e Boêmios do Açu - com que estréia nas letras da Província aos 88 anos de idade. Estréia, não é bem a expressão exata, porque antes já o fizera em trabalhos de merecimento sobre medicina e jornalismo. O que me cabe salientar nessa altura é o que o escritor propriamente dito, preferiu aparecer depois de maduro, em pleno apogeu das suas capacidades mentais. E o livro revela justamente esse traço: nitidez, segurança, conhecimento, sem faltar ali, acolá, um toque de doce humorismo, que anima e vivifica as suas páginas. Na moderna critica brasileira há uma forte tendência no sentido de descobrir até arbitrariamente o gênero das obras que aparecem no mercado livreiro. Não é que já classificaram Os Sertões, de Euclides da Cunha, de romance? O livro de Ezequiel Fonseca Filho não exigirá sem dúvida tanto esforço para saber-se a que gênero pertence, pois é patente o cunho histórico e biográfico que condiciona o seu feitio. São 132 bografias de poetas do Açu, carinhosamente escritas pelo autor, contando episódios da vida e da obra dos biografados, ao lado da citação de versos e poemas de cada poeta estudado.
Paassei vários dias lendo o livro de Ezequiel e confesso que ao virar cada capítulo o fazia sempre tocado de surpresa e curiosidade, tais as nuances que encontrava, quer de estilo, quer de saber por experiência feito, nas suas páginas.
Fiquemos por aqui, e deixemos que o leitor, pondo em uso os dons de inteligêencia e raciocínio que Deus lhe deu, descubra as primícias deste livro, dando-lhe o lugar que merece no contexto da biografia norte-rio-grandense. (Natal, 20 de maio de 1984).
Postado por Fernando Caldas
Ezequiel Fonseca Filho é o Historiador da Inteligência do Açu. Natural da "Terra dos Verdes Carnaubais", o autor por exceção não é poeta. As suas preferências intelectuais se fixam mais no rumo da história, da biografia, da pesquisa histórica, sem falar na tendência natural e incoercível que o transformou em médico da sua cidade e da sua gente ao longo de toda a sua vida. Querem uma prova do que afirmo? Aqui está o livro - Poetas e Boêmios do Açu - com que estréia nas letras da Província aos 88 anos de idade. Estréia, não é bem a expressão exata, porque antes já o fizera em trabalhos de merecimento sobre medicina e jornalismo. O que me cabe salientar nessa altura é o que o escritor propriamente dito, preferiu aparecer depois de maduro, em pleno apogeu das suas capacidades mentais. E o livro revela justamente esse traço: nitidez, segurança, conhecimento, sem faltar ali, acolá, um toque de doce humorismo, que anima e vivifica as suas páginas. Na moderna critica brasileira há uma forte tendência no sentido de descobrir até arbitrariamente o gênero das obras que aparecem no mercado livreiro. Não é que já classificaram Os Sertões, de Euclides da Cunha, de romance? O livro de Ezequiel Fonseca Filho não exigirá sem dúvida tanto esforço para saber-se a que gênero pertence, pois é patente o cunho histórico e biográfico que condiciona o seu feitio. São 132 bografias de poetas do Açu, carinhosamente escritas pelo autor, contando episódios da vida e da obra dos biografados, ao lado da citação de versos e poemas de cada poeta estudado.
Paassei vários dias lendo o livro de Ezequiel e confesso que ao virar cada capítulo o fazia sempre tocado de surpresa e curiosidade, tais as nuances que encontrava, quer de estilo, quer de saber por experiência feito, nas suas páginas.
Fiquemos por aqui, e deixemos que o leitor, pondo em uso os dons de inteligêencia e raciocínio que Deus lhe deu, descubra as primícias deste livro, dando-lhe o lugar que merece no contexto da biografia norte-rio-grandense. (Natal, 20 de maio de 1984).
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