quinta-feira, 4 de abril de 2024

Celular faz mal para coluna?

Atualmente é muito comum a postura em flexão da coluna cervical ao usar o celular. Essa postura continuada e repetida afeta diretamente a coluna. Existe uma grande preocupação de como será essa evolução no futuro, pois a grande maioria das crianças e adolescentes já convivem diariamente e constantemente com smartphones e tablets em posições não fisiológicas.

O impacto do uso do celular sobre a coluna

Para termos uma ideia, em uma posição correta (coluna cervical neutra), o peso da cabeça sobre a coluna é de cerca de 5kg. Com uma flexão cervical de 15 graus esse peso aumenta para cerca de 12kg. Essa carga aumenta para 18kg a 30 graus, 23kg a 45 graus e 28 kg a 60 graus.

O que antigamente era um tipo de doença ocupacional e do trabalho por outras causas de flexão continuada do pescoço, tem se tornado cada vez mais frequente nos mais diversos ambientes e situações habituais, pois passamos boa parte dos dias em contato com o smartphone.

Quais os sinais de que o uso do celular faz mal para a coluna?

  • Dor na coluna cervical;
  • Dor na região dos trapézios, escápulas e ombros;
  • Rigidez cervical e contraturas musculares;
  •  Irradiação para os membros superiores;
  • Cefaleia;
  • Formigamentos, amortecimentos, entre outros.

celular faz mal para colunaCaso o paciente apresente estes sinais e não procure o acompanhamento médico, o quadro de dor na coluna cervical pode evoluir para uma cervicalgia, patologia crônica que prejudica o pescoço, desencadeando-se para outros quadros como estenose osteófitos.

O que fazer nestes casos?

  • Evite o uso excessivo do celular em posição de flexão da cervical;
  • Faça pausas frequentes, evitando posturas estáticas prolongadas;
  • Faça alongamentos e exercícios de mobilidade ao longo do dia;
  • Posicione o aparelho na altura dos olhos, com a posição neutra da coluna cervical;
  • Se utilizar muito aplicativo de mensagens no trabalho, experimente instalá-lo no seu computador com o monitor na altura dos olhos.

celular faz mal para colunaAtualmente, crianças vêm utilizando com frequência os tablets e smartphones, por isso, também vale a atenção dos pais para orientar a questão postural e, também, o tempo em que os pequenos são expostos à tela.

Outro ponto para o uso constante, está relacionado à saúde ocular, visto que a luz azul emitida pelas telas, pode prejudicar a visão, especialmente de crianças que ainda estão em fase de desenvolvimento. Portanto, tudo o cuidado é necessário para que os filhos possam crescer de maneira saudável.

Como evitar problemas na coluna?

A reabilitação motora é considerada muito eficaz no tratamento e deve ser combinada com uma boa reeducação postural global. Atividade física regular também é fundamental.

Evite a automedicação. Em caso de persistência dos sintomas ou dúvida, sempre procure ajuda de um profissional da área.

Como a Reeducação Postural Global pode ajudar?

A Reeducação Postural Global (RPG), é uma terapia que visa educar o paciente para que adote posturas corretas, sem que sejam prejudiciais à sua saúde.

celular faz mal para colunaDurante o tratamento, diversos exercícios de fortalecimento da estrutura são propostos, a fim de que a pessoa se recupere de alterações posturais ou até mesmo, previna-se de problemas que podem acometer a coluna.

Vale destacar que a RPG parte do pressuposto da individualidade de cada um, portanto, a abordagem é direcionada de acordo com cada quadro. Aos que utilizam smartphones e tablets com frequência, por exemplo, os exercícios propostos são diferentes de alguém que sofre com problemas na região lombar.

O paciente que estiver sofrendo com tais problemas pelo uso do smartphone ou devido às más práticas de postura, pode recorrer à técnica mesmo sem a orientação de um médico. Contudo, a avaliação de um médico ortopedista especialista em coluna faz com que o direcionamento para o tratamento correto seja mais eficaz e assertivo.

Nenhum comentário:

  NINGUÉM CONHECE NINGUÉM Senhor: eu não acredito Que ninguém escute o grito De angústia que a fome tem. Não quero saber quem foi, Quem inve...