POVOAMENTO DAS AMÉRICAS (Teorias)
Quando os primeiros europeus desembarcaram nas Américas, se depararam com diversas civilizações estabelecidas que iam do norte até o sul do continente americano.
Por séculos, foi uma incógnita sobre como os primeiros homens chegaram às Américas, porém, a partir do XX foram achados diversos artefatos no Sítio Arqueológico de Clóvis no Novo México nos EUA que datavam de cerca de 12.500 anos.
A teoria de Clóvis, por muito tempo foi considerada como a única chegada dos homens às Américas, mas anos depois, foram descobertos diversos sítios arqueológicos na região da América do Sul. Essa chegada ficou conhecida como malaio-polinésia, alegando que esses homens chegaram no sul do continente americano há cerca de 1.200 anos, saindo de diversas ilhas próximas da Polinésia até chegar ao novo continente.
Porém, muito tempo antes outra irradiação saiu da Ásia e chegou à América também pelo
Estreito de Bering, mas dessa vez atravessaram o estreito em pequenas embarcações e vieram seguindo pela costa do continente. Foram encontrados diversos traços de presença humana no sítio arqueológico de Monte Verde no Chile datados entre 14.500 a 18.500 anos.
Anos depois, o mundo seria abalado novamente com as novas descobertas agora em solo brasileiro. Em 1975, foi encontrado em Lagoa Santa - MG o crânio de Luzia, datado com cerca de 13.000 mil anos, em estudos posteriores apontaram que ela tinha traços negroides e que possivelmente tenha saído da África ou de ainda de mais longe da Austrália.
Isso levou a hipótese que os primeiros homens chegaram às Américas através da costa brasileira, quando foram encontrados fósseis datados com mais de 10.000 mil anos no estado do Piauí, precisamente onde hoje se localiza o Parque da Serra da Capivara.
A responsável pelas escavações foi a pesquisadora e arqueóloga Niéde Guidon, além de encontrar diversas pinturas rupestres e fósseis, também foram encontrados vestígios de pedras lascadas e fogueiras que datam de mais de 24.000 mil anos, muito mais antigo que os achados encontrados em Monte Verde no Chile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário